Numa taça, adicione a ervilha seca, cubra com água e deixe repousar por 6-8 horas.
Descarte a água da demolha, lave um pouco os grãos em água corrente com a ajuda de uma peneira.
Transfira para uma panela, adicione 4 chávenas de água, uma pitada de sal e deixe ferver por 10 minutos, ou até a ervilha estar macia e al dente.
Fique de olho porque a ervilha começa a desfazer-se muito rápido, queremos os grãos inteiros.
Desligue o lume e com ajuda de uma peneira, descarte todo o excesso de líquido. Deixe arrefecer por completo.
Leve a cebola, o alho-francês e as 100g ervilhas cozidas já frias ao lume num tacho com um fio de azeite generoso. Tape e cozinhe em lume brando.
Lave a courgette, corte-a em cubos pequenos e coloque no tacho.
Lave os espargos, elimine as bases fibrosas, reserve as pontas espigadas para decoração e corte o restante em rodelas finas. Adicione ao tacho e envolva.
Tempere com sal, e verta água a ferver o suficiente para cobrir os legumes. Deixe cozer cerca de 20-35 minutos ou até os legumes estarem tenros.
Aqueça um fio de azeite numa frigideira e salteie as pontas espigadas dos espargos cerca de 2 minutos. Retire e reserve.
Triture a sopa com a varinha mágica até obter uma mistura bem cremosa.
Sirva com umas gotas de leite de coco, as pontas dos espargos e salpique com sementes de girassol.
Sobre o Autor: Esta receita foi adaptada do blog Loveat. Criado por Mafalda Rodrigues de Almeida, nutricionista, fundadora da empresa e autora de 3 livros de receitas. No blog é onde publicam conteúdos credíveis sobre alimentação saudável e nutrição. Podes encontrar esta, e outras receitas, em: https://www.loveat.pt/2020/12/creme-de-ervilhas-e-espargos.html