Canais de Youtube e Blogues

Para as mães e pais atarefados, para a avó que quer aprender e não sabe por onde começar, ou para os estudantes que têm o dia preenchido. Aqui seguem algumas sugestões de canais do Youtube e blogs que nos mostram como uma alimentação vegetariana não só é acessível como pode ser também repleta de sabores e prazeres! São muitas as soluções de deixar água na boca, com quantidades para um, dois ou para a família toda. E também várias sugestões para os que querem aprender mais sobre o estilo de vida.

Vânia Ribeiro (Made By Choices)

Um espaço onde a Vânia Ribeiro partilha receitas saudáveis, simples e 100% vegetarianas, feitas com ingredientes naturais, cereais integrais, gorduras saudáveis, frutas e vegetais. 

E podes também explorar o seu blogue e imensas receitas deliciosas aqui.

Bárbara Cardoso

E porque Portugal também tem nomes dignos de referir: a Bárbara Cardoso define-se como uma “Youtuber, podcaster e tatuadora aprendiz”. Faz vídeos sobre a sua vida pessoal, incluindo a recente gravidez, durante a qual mantém um estilo de vida vegan e sustentável. 

O foco do seu canal não é a comida, mas as receitas que partilha chegam e sobram para os que procuram uma solução fresca, leve e artística para entretenimento!

O Vegetariano (Nutricionista Sandra Gomes Silva)

O Vegetariano foi criado pela nutricionista Sandra G. Silva, com o intuito de ajudar quem é, ou pretende vir a ser, vegetariano. Para além de ter um blogue onde divulga tudo sobre nutrição e alimentação vegetariana, também partilha com a comunidade de youtube imensas dicas para seguir um regime alimentar vegetariano saudável, assim como receitas vegetarianas simples, rápidas e deliciosas!

Cocoon Cooks

Rita Parente e André Nogueira são o exemplo de que ser vegan pode ser tudo menos aborrecido. No blogue Cocoon Cooks, mas também no Instagram (@cocooncooks), vão partilhando receitas para todas as refeições do dia, como pataniscas de grão-de-bico e vegetais para almoços e jantares, scones de limão e mirtilos para um lanchinho a meio da tarde e até bolo de curgete e limão para a sobremesa. Tudo saudável, mas de aspecto bem guloso.

Maria Dias (The Love Food)

O The Love Food foi criado em 2010 para partilhar o quão deliciosa e simples pode ser uma alimentação mais saudável e vegana. Aqui encontras receitas fáceis com ingredientes que a terra e o mar nos dá, de forma ética e justa, mas também dicas para um estilo de vida mais sustentável, slow, significativo, impactante e feliz.

A Cozinha Verde (Filipa Range)

A Cozinha Verde tem como missão inspirar-te a adotar hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através da cozinha vegan.  A autora, Filipa Range, partilha também contigo imensas ideias de receitas e dicas no seu blogue, que podes visitar aqui. É imperdível! E ela tem inclusive um desafio de 15 dias de alimentação vegan para ti! De que estás à espera?

Alho Francês

Nuno Mota, mais conhecido como Alho Francês, é o responsável pelos vegan mas deliciosos Damn Doughnuts. E quem faz tamanha iguaria, faz muito mais. É no seu blogue que o chef partilha as suas receitas vegetarianas e vegan, que garante que até o maior amante de carnes vai gostar. Almôndegas de batata doce, sushi de fruta e vegetais, bolo de cenoura, mousse de tangerina e muffins de banana e amendoim são algumas das receitas vegan disponívels, para o convencer a pôr em prática os seus dotes culinários.

Rafael Pinto - Fitness & Veganismo

Tudo sobre fitness, musculação, bodybuilding, nutrição, veganismo e desafios de comida. Neste canal, o Rafael ensina tudo aquilo que sabe sobre musculação e dietas fitness, bem como dieta vegana ou vegan para musculação e ganho de massa muscular. Partilha também as suas refeições vegan para musculação, tudo barato e o mais simples possível, com muitas receitas veganas, vídeos de que come num dia numa dieta de musculação ou para ganho de massa muscular vegan, e o seu dia a dia enquanto atleta vegano.

Dicas da Oksi

O sucesso do blogue Dicas da Oksi é fruto de uma enorme paixão. O espírito de partilha da autora e health coach, Oksana Zagoruy, e a sua vontade de proporcionar aos outros uma melhor qualidade de vida levaram-na a embarcar nesta viagem pelo mundo da alimentação saudável. A Oksi partilha consigo ideias, dicas e receitas para que também possa, sem segredos, manter um estilo de vida saudável, utilizando apenas ingredientes vegetais.

O Presunto Vegetariano

O Presunto Vegetariano é um canal brasileiro onde podes encontrar receitas vegetarianas e veganas, tanto salgadas quanto doces, rápidas, práticas, nutritivas e saudáveis! 

Pick Up Limes

É dos canais do Youtube de cozinha vegan mais populares. Com três milhões de subscritores, a Sadia é do Canadá e está, neste momento, a viver na Holanda. Tem uma licenciatura na área da nutrição e dietética e a sua experiência profissional inclui vários hospitais canadenses e o tratamento de diabetes, problemas cardíacos e distúrbios alimentares – através de uma alimentação à base de plantas (entre outros fatores). Os seus vídeos têm um espírito acolhedor e minimalista, e é com uma abordagem consciente e um sorriso na cara que atrai uma plateia de espectadores vegan ou não-vegan. Faz cada receita parecer simples, com muitos temperos à mistura.

Avantgardevegan

Gaz Oakley é um chef de cozinha de Gardiff, País de Gales, que começou a trabalhar na área com apenas 15 anos. Tornou-se vegan em 2016 e, desde então, construiu uma comunidade no Youtube, onde partilha receitas (ou até menus completos) todos os domingos. Muitas vezes, opta por recriar receitas tradicionais de forma a que se tornem vegan. Exemplo disso é o vídeo acima, onde se inspirou no pastel de nata – um dos muitos patrimónios gastronómicos portugueses. Já conta com três livros de cozinha e um milhão de subscritores, e foi descrito pelo The Telegraph como “uma estrela do mundo sem carne”.

Caitlin Shoemaker

O que começou por ser a vontade de uma estudante de fazer receitas simples (e realistas ao horário académico preenchido), acabou por se tornar numa carreira profissional. Caitlin criou o seu canal do Youtube em homenagem a todos os que querem seguir uma dieta vegan, mas não têm tempo para um menu complexo. Os seus vídeos mostram que uma alimentação de base vegetal também pode ser amiga da agenda e da carteira. Os vídeos do seu canal giram à volta de um estilo de vida saudável, com uma pitada de vida pessoal e de dicas sobre yoga, relações amorosas e até saúde mental.

Cheap Lazy Vegan

A Rose nasceu na Coreia do Sul e cresceu no Canadá. Desde 2015, cria conteúdo que, para aqueles que estão a entrar agora no universo vegan, pode ser uma excelente ajuda. O seu propósito é partilhar receitas acessíveis e mostrar que ser vegan não é nenhum “bicho de sete cabeças”! A cozinha é, muitas vezes, de inspiração asiática. Para além de ter muitos truques de culinária a ensinar, também dá orientações sobre o estilo de vida que segue.

Kathy Patalsky

A Kathy começou a divulgar receitas em 2011, no seu blogue: “Eu percebi quão abrangente a comunidade de partilha de receitas se estava a tornar. Tantos blogues. Tanto talento. Tantas receitas. E tão pouco tempo”. A Youtuber decidiu, então, criar uma plataforma onde a inspiração vegan está mesmo à mão. Em vídeos de um a dois minutos, deixa um legado de refeições que todos precisávamos e nem sabíamos!

 

DESCARREGAR O VEGGIEKIT

Com tudo o que precisas de saber para fazer uma alimentação vegetariana. O primeiro guia português completo! Dicas, receitas e muito mais