fbpx

Documentários

INSPIRA-TE!

Estes documentários e filmes vão abrir a tua mente e o teu coração para viver um estilo de vida mais saudável e compassivo. Vão desafiar as tuas percepções e noções pré-concebidas. Espreita as nossas sugestões abaixo, e inspira-te neles para tomar uma ação!

Nunca houve melhor momento do que este para chamar a atenção para a conexão entre a pecuária e as crises ecológicas, tal como as mudanças climáticas, as zonas mortas nos oceanos, a escassez de água, etc. O documentário Cowspiracy consegue fazer exactamente isso, ao mesmo tempo que denuncia várias organizações ambientais  por ignorarem – ou mesmo esconderem – a verdade sobre o impacto da indústria pecuária no planeta. Podes ver o documentário Cowspiracy na Netflix.

Este documentário explora os benefícios para a saúde de uma alimentação de base vegetariana e expõe a relutância das organizações de saúde e nutrição em apontar os efeitos negativos do consumo de produtos animais. Podes ver o What The Health também na Netflix ou aqui.

Este documentário está repleto de imagens gráficas de violência contra animais, por isso pode ser difícil de ver. Ao mesmo tempo, a maioria das pessoas ainda o considera uma visualização essencial para qualquer pessoa que use ou consuma produtos de origem animal. Podes ver Earthlings online.

 

 

Entre vários especialistas em nutrição vegana, o documentário Forks Over Knives apresenta T. Collin Campbell, autor de “The China Study”, com estudos científicos compreensíveis sobre os benefícios da alimentação vegana para a saúde. Podes ver este documentário na Netflix. Podes ainda as mais de 3000 receitas vegetarianas sugeridas pelo “Forks Over Knives”.

“Live and Let Live” examina as pessoas que estão a tornar-se veganas, incluindo ex-talhantes e trabalhadores de matadouros. Se estás à procura de documentários veganos, com uma história marcadamente humana, este filme é para ti. Podes ver aqui.

A actriz vegana Natalie Portman produziu e narrou esta adaptação do livro com o mesmo nome, de Jonathan Safran Foer. “Eating Animals” explora a evolução da pecuária até ao processo industrial que se tornou hoje, olhando para as questões ambientais, económicas e de saúde pública ligadas à pecuária industrial. Podes comprar o filme “Eating Animals” ou o livro online.

Pode-se dizer que “The Game Changers” gerou mais sucesso do que qualquer outro documentário vegano. Apresentando nomes como Arnold Schwarzenegger, Scott Jurek, Dotsie Bausch, Derrick Morgan e Morgan Mitchell. “The Game Changers” dá inspiração ao mostrar a força que uma alimentação vegetariana pode dar,  e desafia “o mito mais perigoso do mundo: que a carne é necessária para obter proteína”. Podes ver este documentário na Netflix.

Com câmaras escondidas e drones aéreos, “Dominion” põe à vista a crueldade contra os animais praticada no sistema alimentar para todos verem. Uma série de celebridades como Joaquin Phoenix, Kat Von D, Sadie Sink e Sia aparecem no filme. “Dominion” esgotou em todo o Reino Unido nas suas várias estreias e motivou muitos a deixar os animais fora do seu prato para sempre. Podes ver “Dominion” de forma gratuita aqui.

 

 

O documentário segue a vida de “quatro pessoas notavelmente diferentes que compartilham um mesmo fio condutor – todas são veganas”. O ultra maratonista Yassine Diboun, o dono do santuário animal Renee king-Sonnen, o dono do negócio de comida de rua Jerri Hastey e o activista de oito anos genesis Butler protagonizam o documentário, explicando como cada um deles mudou para um estilo de vida vegetariano e mas compassivo com os animais. Podes ver este filme no youtube ou na Amazon.

“73 cows” conta a história de Jay Wilde, “primeiro agricultor do Reino Unido a trocar a pecuária bovina por uma agricultura vegana, biológica e sustentável”. O documentário segue Wilde e a sua esposa Katja na sua transição da pecuária depois de Wilde se ter tornado “amigo”  dos animais que ele estava a criar para o matadouro. Podes ver “73 Cows” online.

“Running For Good” conta a história da maratonista vegana Fiona Oakes. Aos seis anos, Oakes decidiu, de livre e espontânea vontade, tornar-se vegana. Ela é a fundadora de um santuário animal que actualmente abriga 500 animais resgatados. Ela tem quatro recordes mundiais em maratonas extremas e uma carreira de corrida de rua de elite, que ela alcançou apesar de ter uma deficiência que, segundo os profissionais de saúde, nunca mais a deixaria andar. Podes ver “Running For Good” na Amazon Prime Video, e espreitar o trailer aqui.

The End of Meat” imagina um mundo onde ninguém come animais. “Em vez de me focar nas consequências negativas do consumo de animais, eu quis mostrar os enorme benefícios possíveis de um mundo pós-carne e o que isso significará para os humanos, animais e o planeta”, disse o realizador Marc Pierschel. Podes ver este filme na Amazon Prime Video.

Seguindo a vida de um criador de porcos e a ética de mandar os seus porcos para o matadouro, este documentário vencedor de vários prémios aborda tópicos como igualdade, compaixão e a santidade da vida. O músico vegano Moby disse que o filme é “surpreendente, honesto e profundamente bonito.” Espreita o trailer. Podes visualizar o filme completo no site.