Começa por preparar as batatas. Perfura-as com um garfo e tempera com sal, pimenta preta, louro e um fio de azeite. Leva-as ao forno a 200º por cerca de 20 minutos.
Enquanto as batatas assam, começa a preparação do tofu (usamos um mais firme, que adoramos, da marca My Vay® do ALDI). Corta-o em tiras e tempera com sal, pimenta preta, molho de soja e sumo de limão. Reserva e deixa-o a marinar enquanto preparas o resto da receita.
Passa então para a preparação da broa. Com a ajuda de um processador de cozinha ou similar, tritura a broa com 2 dentes de alho. Junta, de seguida, a salsa picada, o sal, a pimenta preta e um fio de azeite. Leva ao forno a 200º por cerca de 5 a 10 minutos.
Passa depois para a preparação da couve. Corta-a em tiras e salteia-a num refogado de azeite e alho até que fique bem macia. Tira do lume e reserva.
Regressa novamente ao tofu, que já deverá estar marinado. Grelha-o até dourar. Retira do lume e reserva.
Corta as cebolas em fatias finas e coloca-as na mesma frigideira (com um pouco de azeite). Vai mexendo ocasionalmente para que as cebolas caramelizem uniformemente e até ficarem macias e douradas. Retira do lume.
Quando tudo estiver pronto, começa então o empratamento. Numa travessa, começa por fazer uma cama de couve, depois coloca o tofu, e, por cima, a cebola caramelizada. Finaliza com o crumble de broa. Ao servir no prato, rega com uma dose generosa de azeite.
Bom apetite!
Podes encontrar os produtos usados nesta receita nas lojas ALDI