Preaqueça o forno a 180°C. Como o topo da massa é coberto pelas nozes picadas, para facilitar a sua remoção da forma e evitar ter de o virar 2 vezes, utilize uma forma de fundo amovível (untada e enfarinhada), ou, uma forma circular ou quadrada comum de 20 cm de diâmetro, revestida com papel vegetal.
Numa taça, misture os ingredientes da cobertura. Reserve.
Numa taça larga, misture a farinha, o açúcar, a canela, o fermento químico, o bicarbonato de sódio e o sal. Noutra taça, misture o óleo, a bebida vegetal e o café dissolvido. Envolva a mistura líquida no preparado seco. Envolva o sumo de limão e, rapidamente, verta a massa numa forma revestida ou untada. Espalhe uniformemente a mistura das nozes pela superfície da massa.
Leve ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até picar o bolo com um palito e este sair limpo. Entretanto, adiante o caramelo salgado.
Depois de retirar o bolo do forno, deixe arrefecer cerca de 5 a 10 minutos à temperatura ambiente antes de o remover da forma. Transfira o bolo para um prato, e sirva acompanhado do caramelo salgado de expresso.
Coloque o açúcar e a água numa panela pequena. Leve à fervura e deixe cozer durante 5 a 10 minutos, até começar a caramelizar, e apresentar uma cor laranja dourado (caramelo).
Enquanto o açúcar coze, retire a camada sólida de creme de coco da lata. Reserve.
Assim que o caramelo estiver formado (atenção para não deixar cozer em demasia), retire do lume e, cuidadosamente, junte o expresso e mexa até o caramelo deixar de borbulhar. Leve novamente ao lume, e junte o creme de coco e o sal. Mexa durante alguns minutos até obter um molho homogéneo e cremoso, sem pedaços de açúcar ou creme de coco visíveis.
Deixe o caramelo arrefecer, e sirva-o morno.
O molho também pode ser armazenado no frigorífico, e consumido até ao fim de 1 semana. Antes de servir, aqueça-o ligeiramente numa panela pequena ou no micro-ondas.