Pré-aquecer o forno a 180º
Começar por saltear a cebola com um fio de azeite, em lume médio, até ficar translúcida (cerca de 8 minutos). Adicionar o alho e deixar refogar por mais cerca de 4 minutos.
Hidratar a soja com água quente enquanto a cebola e o alho estão a refugar. Depois de hidratada, coar e escorrer bem, retirando o máximo de água possível.
Quando a cebola e o alho estiverem já translúcidos, juntar a soja e temperar com uma pitada de sal, pimenta preta, paprica fumada e o molho de soja. Saltear durante cerca de 5 minutos.
Juntar o tomate em pedaços e a polpa de tomate. Deixar cozinhar por cerca de 10 minutos. Adicionar algumas folhas de manjericão frescas (a gosto), provar e ajustar o temperos.
À parte, para confeccionar o bechamel, bater os ingredientes necessários para este molho num processador, liquidificador ou com a varinha mágica e leve ao lume no mínimo. Ir mexendo até engrossar e obter a consistência desejada.
Num tabuleiro de ir ao forno, começar a montar a lasanha em camadas pela seguinte ordem: uma camada de folhas de lasanha, seguido do preparado de soja, bechamel, espinafres, e queijo vegetal. Repetir as camadas por esta ordem até chegar ao topo do tabuleiro.
Finalizar com um dose generosa de queijo vegetal.
Levar ao forno por cerca de 15 minutos ou até o queijo vegetal ficar derretido e ligeiramente dourado.
E está pronto! Experimenta esta receita que, normalmente, vai de encontro a todos os gostos!
Uma deliciosa lasanha 100% vegetal, livre de sofrimento animal, mais amiga do ambiente e com muito sabor e toda a cremosidade típica, que derrete na boca e agrada ao paladar.
Dica: queres conhecer outros sabores de alternativas vegetais ao queijo Violife? Explora em violifefoods.com/pt.