Flatbread de Chia e Quinoa

Duração Total50 minsDificuldadeIntermédiaCategoria, Cuisine, , Cooking MethodDiet, , Tags, , , , , , , , , , , , , , Ajusta as porções:1 Porções

Ingredientes

1 chávena de quinoa crua160 g
2 chávenas + 3/4 de chávena de água500 ml + 180 ml
3 colher de sopa de sementes de chia 30 g
2 colher de sopa de óleo de coco ou azeite30ml
¾ de colher de chá de sal fino

Instruções

1

Enxagua e escorre a quinoa numa peneira e transfere-a para uma panela média. Adiciona duas chávenas de água, mexe, e leva a baixa fervura. Reduz para lume médio, cobre com uma tampa e deixa cozer por 13-16 minutos até a água ter sido absorvida e a quinoa estar macia. Depois, remove a tampa para libertar o vapor e retira a panela do fogão.

2

Enquanto a quinoa está a cozer, preaquece o forno a 180ºC e forra um tabuleiro grande, ou dois mais pequenos, com papel vegetal.

3

Mistura as sementes de chia, o óleo de coco/azeite e o sal com a quinoa. Adiciona os restantes 3/4 de chávena de água e mexe de novo. Reserva por 2-3 minutos.

4

Põe esta mistura num processador e tritura por cerca de 30 segundos (deixando libertar o vapor) até que a quinoa esteja 50% triturada. A massa deve ter alguma textura e ficar espessa.

5

Coloca quartos de chávena de massa no tabuleiro, bem afastados. Deves ficar com 9 pães. Unta levemente as mãos e pressiona cada montinho de massa com a palma da mão, até que fiquem redondos e bem fininhos.

6

Leva ao forno por 20-23 minutos, até que as pontas fiquem levemente rijas. Usando uma espátula, transfira cuidadosamente os pães para uma grelha de arrefecimento, onde irão endurecer enquanto arrefecem. Adiciona os seus toppings favoritos (a autora sugere alguns - consulta o link) e desfruta!

7

Podes guardar o pão que sobrar num saco selado por 3-4 dias ou no congelador até um mês. A massa crua pode ser guardada no frigorífico num recipiente fechado por alguns dias antes de ser utilizada. A massa fria molda-se facilmente (não necessitas de untar as mãos), mas pode necessitar de ir ao forno por mais alguns minutos.

Receita original: Ohsheglows.com

Receita original: Ohsheglows.com

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Rating

Outras Receitas

Creme de Castanha (Alho Francês)By assvegavpSe há algo que esta época pede são castanhas. A castanha consegue transmitir um calor à alma que não consigo traduzir em palavras...
Panquecas de aveiaBy assvegavpEsta receita de panquecas de aveia tem ingredientes simples, são rápidas de fazer, ficam fofas e são uma maneira saudável de começar o dia.
Rancho à Portuguesa Vegan (Made By Choices)By assvegavpEsta receita de Rancho à portuguesa é uma versão ligeiramente mais saudável do tradicional rancho à portuguesa vegetariano. Não leva enchidos de soja, que substitui por pimentos.
Cogumelos à Bulhão PatoBy assvegavpCogumelos à bolhão pato é um petisco de bradar aos céus clássico e típico português.