Triture o feijão num processador ou com a varinha mágica até formar uma pasta homogénea.
De seguida derreta o chocolate com o “leite” de arroz e envolva no preparado anterior. Junte também a farinha, se possível, peneirada, o açúcar e o óleo.
Envolva tudo de forma a ficar uma massa uniforme e adicione numa forma quadrada de largura 18×18 cm, alisando de seguida.
Leve ao forno pré-aquecido entre 180-200 graus, durante 20 a 25 minutos.
Bata as natas vegetais com a batedeira até começar a ganhar volume, adicione de seguida o sumo de limão e continue a bater até ficar uma consistência firme.
Reserve no frigorífico.
Entretanto num sauté, adicione o açúcar e a água, quando começar a querer ferver, adicione as nozes. Envolva em lume médio e caramelize as nozes durante 2 a 3 minutos ou até começarem a colarem-se umas às outras. Tenha atenção para não queimarem. (Se quiser pode deixar arrefecer ou utilizar mornas no empratamento.)
Estando tudo pronto, emprate a gosto ou siga a orientação da fotografia acima, as natas em forma de quenelle, com as framboesas cortadas a meio, as nozes caramelizadas e a hortelã.
DICAS: Em vez de utilizar natas de soja, pode fazer com a água da cozedura do grão de bico, Aquafaba, em frio de forma a ficarem como “natas em castelo”.