Descasca e corta as batatas em palitos finos. Dispõe as batatas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Rega com um fio de azeite e leva ao forno pré-aquecido a 200º, 15 a 20 minutos ou até dourar. Reserva.
Num processador, coloca 100 g de tofu, levedura nutricional, alho, pimenta preta, curcuma, azeite extra virgem e uma parte das natas vegetais. Tritura até obter um creme aveludado e homogéneo. Reserva.
Numa tigela, com a ajuda de um garfo, esmaga os 400 g de tofu. Reserva.
Numa frigideira larga, salteia a cebola num fio de azeite. Quando a cebola estiver translúcida acrescenta o alho francês. Salteia mais um pouco. De seguida acrescenta o tofu e tempera com sal marinho, pimenta-preta, curcuma e alho moído. Deixa apurar. Incorpora as batatas assadas e o creme de tofu que preparaste no início e deixa cozinhar em lume brando por uns minutos. Acrescenta as restantes natas até obter a consistência desejada. No final, adiciona a salsa fresca e desliga o lume.
Transfere para uma travessa e finaliza com azeitonas pretas e salsa.
Lava e corta os vegetais em tiras finas. Acrescenta o sal e a pimenta (se usares), as nozes partidas grosseiramente, as sultanas, o sumo de laranja e o azeite. Massaja bem com as mãos e serve como acompanhamento do tofu e alho francês à brás.