Pré-aqueçe o forno a 180˚C. Unta uma forma de tarte de 20 centímetros.
Num processador de alimentos coloca a aveia, nozes, canela, sal, e tritura. Junta as tâmaras, cortadas em pedacinhos pequenos, água e óleo de coco e tritura novamente até que a mistura fique bem unida.
Coloca a massa preparada na tarteira, e, partir do centro, começa a pressionar a massa de forma a que fique consistente e espalhada uniformemente na tarteira. Pressiona a crosta também ao longo dos lados da forma.
Faz alguns furos com um garfo na base da massa, e leva ao forno uns 10-12 minutos.
Deixa arrefecer completamente, antes de juntar as restantes camadas da tarte.
Retira de uma lata de leite de coco apenas o creme de coco sólido, e coloca numa panela pequena.
Adiciona o chocolate em pedacinhos , a manteiga de avelã, e derrete o chocolate lentamente em lume brando, mexendo frequentemente.
Transfere o creme de chocolate para uma taça e deixa solidificar no frigorífico, cerca de 2-3 horas (ou durante a noite ).
Assim que o chocolate estiver de novo firme, bate numa batedeira eléctrica até obter um creme suave e espumoso.
Retira novamente o creme de coco da segunda lata de leite de coco e coloca numa taça, juntamente com uma colher de chá de xarope de arroz.
Bate o creme do leite de coco com uma batedeira eléctrica durante alguns minutos, até atingir uma consistência suave, quase como o chantilly. Prova, se achares que o sabor é muito doce, junta algumas gotinhas de sumo de limão.
Para fazer a tarte, cobre a base (arrefecida) com o recheio de chocolate e avelã numa camada única e uniforme. Corta 2 bananas em tiras, e coloca-as por cima da camada de chocolate, tal como exemplificado na fotografia. Por fim, cobre a tarte com o chantilly, e decora com algumas avelãs tostadas e raspas de chocolate.