Comecem por cozer a batata doce.
Quando estiver cozida, passem-na pelo passe vite e juntem-lhe uma pitada de sal, noz moscada, pimenta preta, a colher de margarina e o leite vegetal. Mexam bem até obter um puré cremoso, (se for necessário acrescentem um pouco mais de leite vegetal e um nadinha de azeite. Fica óptimo!). Reservem.
Pré-aqueçam o forno a 200°
Ralem a cenoura e reservem.
Lavem as folhas de espinafres e reservem.
Partam o tofu em bocadinho (podem utilizar as mãos para esfarelar) e reservem.
Piquem a cebola e o alho e ponham-nos numa panela juntamente com o louro e o azeite. Deixem refogar até começar a dourar um bocadinho.
Juntem a cenoura. Deixem cozinhar durante 2 minutos e “refresquem” com o vinho branco. Deixem cozinhar durante 1 minuto para o álcool evaporar.
Juntem o tofu fumado e mexam bem. Baixem o lume, tapem a panela e deixem cozinhar durante uns 5 minutos.
Juntem os espinafres. Mexam bem, tapem a panela e deixem-nos cozer no calor residual.
Coloquem a mistura do tofu num tabuleiro de ir ao forno e adicionem-lhe o puré. Eu envolvi tudo, mas se preferirem, coloquem o puré por cima dos legumes e alisem-no com as costas de uma colher ou algo do género.
Cubram com pão ralado ou parmesão vegan, espalhem as azeitonas pretas e levem ao forno até obterem uma crosta dourada.
Alternativas:
– caso não tenham tofu fumado podem utilizar o branco ou o tofu com algas. Não se esqueçam de os marinar durante pelo menos 4 horas (com molho de soja, alho picado e um pouquinho de sumo e raspa de limão.).
– se não tiverem folhas de espinafre e batata doce, usem o que tiverem no frigorífico: brócolos, alho francês, grelos…ah e também podem substituir a batata doce por batata normal. O importante é não desperdiçar comida e claro, evitar sair de casa.