Corta longitudinalmente a beringela ao meio, coloca numa forma, e leva ao forno durante 15 min a 200 °C. O interior da beringela deve ficar completamente macio. Remove o interior da beringela e reserva (podes aproveitar tudo se a pele não estiver queimada).
Numa frigideira ou panela antiaderente, aquece o azeite, tomate (finamente picado), o alho, e os condimentos. Deixa cozer durante alguns minutos, até o tomate começar a perder a sua forma, cerca de 5 min. Junta o sumo de limão, o açúcar e, por fim, o interior da beringela assada (ou todo o legume). Deixa cozer durante 15 min, até o molho começar a espessar.
Serve o molho de beringela e tomate como aperitivo, acompanhado de pão, ou, como acompanhamento para temperar grelhados, ou saladas de leguminosas.
Notas:
1. Para pelares eficazmente o tomate: dá um pequeno golpe na base do fruto; leva a uma panela de água em fervura e deixa cozer durante 30 segundos; deixa arrefecer e retira a pele facilmente.
2. Em alternativa ao forno, por grelhar a beringela à chama do fogão: faz alguns furos no legume com recurso a um garfo; acende o fogão e leva a beringela à chama, sustendo-a durante alguns minutos (eu pousei na grelha do fogão); deve ficar bastante queimada, mas de interior muito suave; por fim, retira a casca.