Quando digo castanhas cozidas, creio que todos sabem cozer castanhas, retirar as cascas e reservar. Pode usar castanhas congeladas.
Com as castanhas cozidas (ainda quentes) aqueço numa panela a quantidade de bebida vegetal, colocando lá as castanhas e o dente de alho.
Trituro tudo com o auxílio duma varinha mágica. ( A consistência pode variar dependendo do gosto de cada um, aumentando ou diminuindo a quantidade de líquido adicionado ao puré das castanhas, eu como referir gosto da consistência "papa de bébé)
Tempero com sal e pimenta.
Quando estiver pronto adiciono o vinagre, é o vinagre que lhe vai transmitir o contraste necessário para ficar vibrante.
Para enriquecer a sopa corto uns cubos de abóbora hokkaido e salteio os numa frigideira bem quente com um fio de azeite.
Adiciono 2 castanhas aos cubos e deixo saltear. Junto lâminas de meio alho, sem pedúnculo.
Tempero com um pouco de sal e junto um pouco do vinagre de pêra.
Para ficar com um toque ainda mais enriquecedor, emprato o creme em metade de abóbora hokkaido, limpa das sementes, assada no forno com sal e um fio de azeite até ficar coradinha.
Depois de comer o creme é a vez de me deliciar com a abóbora. Eu como a abóbora toda, os mais esquisitos raspem com uma colher o recheio.