Pressiona levemente o tofu com papel de cozinha para absorver o líquido. Quando te parecer seco, corta-o aos cubos pequenos e coloca-o numa tigela com 2 colheres de sopa de óleo de sésamo, 1 colher de sopa de tamari e uma pitada generosa de sal.
Deita o tofu e toda a mistura do óleo de sésamo numa frigideira grande, assegurando-te de que o tofu tem espaço suficiente na frigideira; não queremos uns cubos em cima dos outros. Salteia com o lume alto durante 7-8 minutos, até que fique dourado e levemente crestado, mexendo-o de poucos em poucos minutos. Retira do lume e reserva.
Enquanto o tofu cozinha, escalda os broccolini. Basta colocá-los numa tigela de água a ferver e escorrer ao fim de 3 minutos, enquanto ainda estão al dente.
Junta os cebolos, a malagueta e o alho à frigideira que usaste para o tofu (não há necessidade de a lavar) com a última colher de sopa de óleo de sésamo e a outra colher de sopa de tamari, a pimenta, o xarope de ácer e o vinagre de arroz, e leva a lume médio.
Passado cerca de um minuto, adiciona os broccolini, o feijão-preto e a manteiga de amêndoa e salteia durante uns 3 minutos, para aquecer o feijão. Mesmo no final, junta o tofu e 2-3 colheres de sopa de água, que deverão bastar para saltar o molho. Deixa apurar cerca de um minuto para que a água aqueça um pouco e os sabores se misturem antes de servir.
Notas:
1. Segundo a autora, esta receita serve 2 pessoas.
2. A autora sugere ainda servir o tofu com espinafres salteados, arroz integral e um fiozinho de sumo de lima.