Para fazer a pasta de feijão: numa panela pequena, em lume médio, aqueça o azeite e salteie a cebola durante 5 minutos, até ficar macia.
Junte o alho e as especiarias. Deixe cozer, mexendo frequentemente, até serem libertados os aromas das especiarias, cerca de 30 segundos.
Junte o feijão preto e a água; envolva, tape a panela, e deixe cozer cerca de 5 minutos.
Reduza o lume e, com a parte de trás da colher, esmague cerca de metade do feijão, até ficar com uma consistência adequada para ser aplicado nas tortilhas.
Se quiser que o estufado de feijão perca mais algum líquido, deixe cozer (com a panela destapada), pelo menos mais 3 minutos.
Por fim, retire do lume e envolva os coentros frescos e o sumo de lima. Prove, e junte mais sal, pimenta ou sumo de lima se necessário. Reserve.
Para fazer os pimentos salteados: numa frigideira larga antiaderente, aqueça o azeite e junte a cebola, o pimento e o alho; mexa frequentemente, e salteie até a cebola ficar translúcida, e o pimento cozido, cerca de 8 minutos.
Se necessário, adicione um pouco de água. Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta a gosto. Reserve.
Para preparar as quesadillas: espalhe a pasta de feijão sobre metade da tortilha (como na fotografia) e cubra com os legumes salteados, o abacate cortado em cubos pequenos, e mais coentros;
“feche” a tortilha com a metade que ficou por rechear – procurando selar as extremidades pressionando ligeiramente – e, unte a face exterior da tortilha com um pouco de azeite. (Gosto de dobrar a tortilha sobre si – relativamente a colocar uma segunda tortilha por cima do recheio – porque acho que é mais fácil virá-la durante a confeção.)
Numa frigideira antiaderente, coloque 2 tortilhas recheadas, e deixe fritar até a massa dourar, cerca de 2 minutos. Vire a tortilha, e deixe cozer mais 2 minutos.
Sirva imediatamente, acompanhado de algum molho ou, uma salada fresca.
Sobre o Autor: Esta receita foi adaptada do blog Compassionate Cuisine. Um blog cheio de dicas sobre veganismo e muitas receitas deliciosas. Podes encontrar esta, e outras receitas, em: https://compassionatecuisineblog.com