Queijo de Caju Fermentado

Duração Total8 hrsDificuldadeIntermédiaCategoriaCuisine, Cooking MethodDiet, , Tags, , , , , , Ajusta as porções:3 Porções

Ingredientes

500 g de Caju Seco sem Sal
1 Cápsula de ProbióticoPor cada 125ml de água
Sal a gosto
Temperos a gostoCebola Desidratada, Pimentão Fumado, Levedura Nutricional, Pimenta, Miso…
Utensilios necessários
1 Recipiente de VidroO recipiente de vidro vai facilitar a visualização das bolhas de ar que se formam durante a fermentação e permite controlar melhor o tempo.
1 Espátula
1 Processador de AlimentosUm bom processador de alimentos permite que a massa fique mais suave e cremosa.
Película Aderente ou GazePara cobrir a massa de caju durante a fermentação. Se utilizares película aderente ela deve ter alguns furos para deixar circular o ar.
Formas de Aço InoxPara moldar os queijos.
Receita Original da Autoria de: Blog Sociedade Vegan (sociedadevegan.com)

Instruções

1

Colocar o caju de molho durante 8 horas, mudar a água pelo menos uma vez.

2

Ao fim das 8 horas colocar o pó da cápsula de probiótico na água e misturar.

3

Colocar o caju no processador de alimentos e triturar, adiciona a água aos poucos, até ficar uma massa não muito liquida, semelhante à massa de bolo. Pode ser preciso menos água dependendo da absorção que os cajus tiveram.

4

Passar a massa para um recipiente de vidro e tapar com a película aderente ou com a gaze. Nesta fase é preciso controlar bem, quando começarem a aparecer as “borbulhas” a massa já está a fermentar e deverá ficar mais firme.

Nota: Pode demorar um dia ou até três dias dependendo da temperatura a que está exposto.

5

Colocar os temperos antes de enformar para não ficar com o sabor muito intenso.

6

Colocar a massa nas formas e virar todos os dias para circular o ar.

7

Ao fim de três dias o queijo fermentado está pronto e pode ser guardado no frigorífico.

Sobre o Autor:
Esta receita foi adaptada do blog Sociedade Vegan. Um blog cheio de dicas sobre veganismo e muitas receitas deliciosas. Podes encontrar esta, e outras receitas, em:

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Rating

Outras Receitas

Cogumelos à Bulhão PatoBy assvegavpCogumelos à bolhão pato é um petisco de bradar aos céus clássico e típico português.
Falafel com HúmusBy DéboraCom a ajuda de uma colher de gelado, faça bolas do mesmo tamanho, formando bolinhos.
Bolinhos de FalafelBy DéboraMolde pequenas bolas, achatando-as ligeiramente com as pontas dos dedos.
Húmus de Cenoura e Lentilhas + Crackers de CenteioBy Raquel M.O húmus – pasta originária do Médio Oriente elaborada a partir de grão-de-bico, tahini (pasta de sésamo), sumo de limão, azeite e alguns condimentos – é uma preparação culinária excelente pela fácil e oportunista inclusão de leguminosas em refeições e snacks vegetarianos.
Húmus de TremoçoBy Raquel M.No meu ponto de vista, o húmus é uma preparação culinária excelente pela fácil e oportunista inclusão de leguminosas em refeições e snacks vegetarianos.
Pataniscas de alho francêsBy assvegavpNesta receita é utilizado um ingrediente bastante útil na cozinha vegetal - a farinha de grão de bico. Ótima para substituir o ovo em pratos salgados como na tortilha espanhola e omeletes, neste caso é usada para fazer pataniscas.
Pastéis de bicalhauBy assvegavpUma entrada muito presente na cozinha tradicional portuguesa - os famosos bolinhos de bicalhau.
Chamuças Vegetarianas (O Vegetariano)By assvegavpEstas chamuças são ótimas para almoços de família ou para levar para um pique nique. Podemos fazê-las com antecedência que não deixam de ficar estaladiças e mesmo frias são ótimas.