Lasanha com Molho Bechamel Vegan

Lasanha vegan com molho bechamel
Duração Total40 minsDificuldadeFácilCategoriaCuisine, , Cooking Method, Diet, , Tags, , , , , , , Ajusta as porções:4 Porções

Ingredientes

Lasanha
1 Cebola Média
4 Tomates Maduros FrescosOu enlatados
200 g de Cogumelos Brancos Frescos
100 g de Granulado de Soja
80 g de Feijão Vermelho Cozido
½ Chávena de PassataOu Polpa de Tomate
2 Colheres de Sopa de Azeite
2 Folhas de Louro
Sal a gosto
Pimenta Preta a gosto
Pimentão-Doce a gosto
Placas de Lasanha quanto basteDepende do tamanho do tabuleiro
4 Fatias de Queijo VeganOpcional
Molho Bechamel Vegan
1 Chávena de Bebida de AmêndoaOu Bebida de Aveia não adoçada
2 Colheres de Sopa de Amido de Milho
1 Colher de Sopa de Azeite
1 Dente de Alho
Sal a gosto
Pimenta Preta a gosto

Instruções

1

Começar por hidratar o granulado de soja. Colocar numa tigela, cobrir com água e reservar.

2

Picar finamente a cebola e refogar numa frigideira anti-aderente com azeite. Deixar em lume brando para não fritar.

3

Enquanto isso, cortar os cogumelos em cubos pequenos e juntar na frigideira, envolvendo bem no azeite.

4

Quando os cogumelos reduzirem o seu tamanho e perderem o aspeto esbranquiçado, juntar os tomates cortados em cubos e a polpa de tomate. Temperar a gosto e deixar cozinhar até reduzir e perder a acidez.

5

Escorrer bem o granulado de soja e juntar ao preparado anterior, juntamente com o feijão-vermelho, deixando cozinhar até ganhar sabor. Se necessário, juntar mais um pouco de polpa de tomate (depende de como gosta da sua lasanha) e retificar os temperos.

6

Ir preparando o molho bechamel. Num tacho pequeno, cozinhar o dente de alho esmagado com azeite, em lume brando, sem deixar fritar.

7

Dissolver o amido de milho na bebida vegetal e juntar no tacho, mexendo continuamente com uma vara de arames até engrossar. Reservar.

8

Se necessário, ferver as placas de lasanha (depende da marca) e usá-las para cobrir o fundo da assadeira, previamente untado com azeite.

9

Colocar por cima uma camada do preparado de soja e cogumelos, depois mais massa, nova camada, e assim sucessivamente.

10

Terminar com o queijo vegan e o molho bechamel. Levar ao forno a 200 graus por cerca de 20 a 30 minutos para gratinar.

<div align="center">Sobre o Autor:</div><div align="center">Esta receita foi adaptada do blog <a href="https://www.vidaativa.pt/">Vida Ativa</a>. Um blog focado na área da saúde, fitness, nutrição e animais de estimação. Baseado em evidências científicas e dinamizados por profissionais isentos. Podes encontrar esta, e outras receitas, em: </div><div align="center"> <a href="https://www.vidaativa.pt/lasanha-vegan/"> https://www.vidaativa.pt/lasanha-vegan/ </a> </div>

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Rating

Outras Receitas

Cogumelos à Bulhão PatoBy assvegavpCogumelos à bolhão pato é um petisco de bradar aos céus clássico e típico português.
Falafel com HúmusBy DéboraCom a ajuda de uma colher de gelado, faça bolas do mesmo tamanho, formando bolinhos.
Bolinhos de FalafelBy DéboraMolde pequenas bolas, achatando-as ligeiramente com as pontas dos dedos.
Húmus de Cenoura e Lentilhas + Crackers de CenteioBy Raquel M.O húmus – pasta originária do Médio Oriente elaborada a partir de grão-de-bico, tahini (pasta de sésamo), sumo de limão, azeite e alguns condimentos – é uma preparação culinária excelente pela fácil e oportunista inclusão de leguminosas em refeições e snacks vegetarianos.
Húmus de TremoçoBy Raquel M.No meu ponto de vista, o húmus é uma preparação culinária excelente pela fácil e oportunista inclusão de leguminosas em refeições e snacks vegetarianos.
Pataniscas de alho francêsBy assvegavpNesta receita é utilizado um ingrediente bastante útil na cozinha vegetal - a farinha de grão de bico. Ótima para substituir o ovo em pratos salgados como na tortilha espanhola e omeletes, neste caso é usada para fazer pataniscas.
Pastéis de bicalhauBy assvegavpUma entrada muito presente na cozinha tradicional portuguesa - os famosos bolinhos de bicalhau.
Chamuças Vegetarianas (O Vegetariano)By assvegavpEstas chamuças são ótimas para almoços de família ou para levar para um pique nique. Podemos fazê-las com antecedência que não deixam de ficar estaladiças e mesmo frias são ótimas.