Creme de Ervilhas e Espargos

Duração Total8 hrs 45 minsDificuldadeFácilCategoriaCuisine, , Cooking Method, Diet, , , Tags, , , , , , Ajusta as porções:6 Porções

Ingredientes

500 g de Ervilhas Secas
2 Colheres de Sopa de Sumo de Limão
1 Cebola Média
1 Alho Francês
1 Courgette Pequena
1 Molho de Espargos
1 Pitada de Sal
Azeite a gosto
Leite de CocoPara servir
Sementes de GirassolPara topping

Instruções

1

Numa taça, adicione a ervilha seca, cubra com água e deixe repousar por 6-8 horas.

2

Descarte a água da demolha, lave um pouco os grãos em água corrente com a ajuda de uma peneira.

3

Transfira para uma panela, adicione 4 chávenas de água, uma pitada de sal e deixe ferver por 10 minutos, ou até a ervilha estar macia e al dente.

4

Fique de olho porque a ervilha começa a desfazer-se muito rápido, queremos os grãos inteiros.

5

Desligue o lume e com ajuda de uma peneira, descarte todo o excesso de líquido. Deixe arrefecer por completo.

Nota: Só irá precisar de 100g ervilhas cozidas, as restantes pode reservar num saco e congelar para consumo mais tarde.
6

Leve a cebola, o alho-francês e as 100g ervilhas cozidas já frias ao lume num tacho com um fio de azeite generoso. Tape e cozinhe em lume brando.

7

Lave a courgette, corte-a em cubos pequenos e coloque no tacho.

8

Lave os espargos, elimine as bases fibrosas, reserve as pontas espigadas para decoração e corte o restante em rodelas finas. Adicione ao tacho e envolva.

9

Tempere com sal, e verta água a ferver o suficiente para cobrir os legumes. Deixe cozer cerca de 20-35 minutos ou até os legumes estarem tenros.

10

Aqueça um fio de azeite numa frigideira e salteie as pontas espigadas dos espargos cerca de 2 minutos. Retire e reserve.

11

Triture a sopa com a varinha mágica até obter uma mistura bem cremosa.

12

Sirva com umas gotas de leite de coco, as pontas dos espargos e salpique com sementes de girassol.

Sobre o Autor: Esta receita foi adaptada do blog Loveat. Criado por Mafalda Rodrigues de Almeida, nutricionista, fundadora da empresa e autora de 3 livros de receitas. No blog é onde publicam conteúdos credíveis sobre alimentação saudável e nutrição. Podes encontrar esta, e outras receitas, em: https://www.loveat.pt/2020/12/creme-de-ervilhas-e-espargos.html

Gostaste desta receita? 

Deixa a tua avaliação abaixo!

Rating

Outras Receitas

Cogumelos à Bulhão PatoBy assvegavpCogumelos à bolhão pato é um petisco de bradar aos céus clássico e típico português.
Falafel com HúmusBy DéboraCom a ajuda de uma colher de gelado, faça bolas do mesmo tamanho, formando bolinhos.
Bolinhos de FalafelBy DéboraMolde pequenas bolas, achatando-as ligeiramente com as pontas dos dedos.
Húmus de Cenoura e Lentilhas + Crackers de CenteioBy Raquel M.O húmus – pasta originária do Médio Oriente elaborada a partir de grão-de-bico, tahini (pasta de sésamo), sumo de limão, azeite e alguns condimentos – é uma preparação culinária excelente pela fácil e oportunista inclusão de leguminosas em refeições e snacks vegetarianos.
Húmus de TremoçoBy Raquel M.No meu ponto de vista, o húmus é uma preparação culinária excelente pela fácil e oportunista inclusão de leguminosas em refeições e snacks vegetarianos.
Pataniscas de alho francêsBy assvegavpNesta receita é utilizado um ingrediente bastante útil na cozinha vegetal - a farinha de grão de bico. Ótima para substituir o ovo em pratos salgados como na tortilha espanhola e omeletes, neste caso é usada para fazer pataniscas.
Pastéis de bicalhauBy assvegavpUma entrada muito presente na cozinha tradicional portuguesa - os famosos bolinhos de bicalhau.
Chamuças Vegetarianas (O Vegetariano)By assvegavpEstas chamuças são ótimas para almoços de família ou para levar para um pique nique. Podemos fazê-las com antecedência que não deixam de ficar estaladiças e mesmo frias são ótimas.